O percurso... Este blogue pertende ser uma ferramenta de trabalho, onde os alunos tenham acesso imediato a todas as informações passadas no âmbito da disciplina de Desenho A. As suas configurações vão sendo construídas,(desconstruídas), na justa exequibilidade das suas necessidades demonstradas ao longo das aulas. Espero que seja uma mais valia ao longo deste percurso a que nos propusemos no ínicio do ano lectivo.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Giorgio Morandi
Giorgio Morandi (1890-1964)
only we can now that a cup is a cup, that a tree is a tree...i have never intended to give the objsts in my still life arrangements any particular familiar meanings.
nothing is more abstract than reality...matter exists, of course, but has no intrisic meaning of its own ...
only we can now that a cup is a cup, that a tree is a tree...i have never intended to give the objsts in my still life arrangements any particular familiar meanings.
George Morandi
Giorgio Morandi - Nature morte avec une cafelière - Dessin - 1933
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
DOMINIOS DA LINGUAGEM PLÁSTICA: A FORMA
O propósito das palavras é transmitir ideias:
Quando se compreendem as ideias
Esquecem - se as palavras.
Recolho crisântemos ao pé da faia
E contemplo em silêncio as montanhas do sul.
O ar da montanha é puro no crepúsculo
E os pássaros voam em bandos para os seus ninhos.
Todas essas coisas tem uma significação
Profunda
Mas quando tento explicá - la
Perde-se o silêncio .
Chuang Tzn
“Nothing is more real than nothing”
Samuel Beckett
A forma é geralmente apreendida como ocupando espaço, mas também pode ser vista como um espaço vazio circundado de espaço ocupado.
Quando é percebida como ocupando espaço, chama-se forma positiva. Quando é percebida como um vazio circundado de espaço ocupado chama-se forma negativa.
Como desenhar espaços negativos de uma cadeira?
§ Pega numa folha de papel proporcional ao formato que estás a usar para desenhar.
§ Desenha as linhas diagonais dos lados opostos, no centro do papel desenha um pequeno rectângulo, que obténs traçando linhas vertical e horizontais como mostra a figura.
§ Em seguida recorta o rectângulo, produzindo uma janela.
§ Em seguida traça as diagonais na tua folha de papel.
§ Pega na janela que acabaste de construir, segura com a mão esquerda, e fecha o olho esquerdo. Estás a ter uma visão monocular, o que te permite ter mais concentração. Vais sentir-te um pouco desconfortável, mas é normal.
§ E espreita através desta os objectos ou conjunto de objectos que te propões a construir. Estes ocupam um determinado espaço - espaço positivo. O restante espaço no fundo não ocupado pela figura chama-mos espaço negativo.
§ A organização dos elementos, no campo visual, neste exercício, deve ser realizada tendo em conta o espaço negativo, a que geralmente chamamos espaço envolvente, já que as figuras tem espaço a toda a volta e não só para lá delas.
§ Agora concentra-te nos espaços negativos, ou seja tudo aquilo que envolve os objectos, o vazio, espaço que determinamos por espaço negativo produz uma mancha uma forma que recorta os objectos.
§ São estas formas produzidas pelo vazio que vais tentar reproduzir, desenhar no papel: os espaços negativos; Como se tratassem de peças de um puzzle.
Ao desenhares o vazio está a dar mais importância as formas que o teu cérebro desconhece, e estas a desenhar com o lado direito do cérebro. O desenho torna-se mais fácil. A intenção é desenhares uma forma negativa de cada vez, relacionando-as espacialmente, progressivamente vais construindo a perspectiva e o espaço habitado, até completares o desenho.
FIGURA POSITIVA E FIGURA NEGATIVA
Subscrever:
Mensagens (Atom)