terça-feira, 2 de novembro de 2010

Estruturar, Interpretar e construir

Ao iniciar um desenho, reflicta sobre as linhas fundamentais em presença. Analise a ordem proporcional e angular que as caracteriza, e com a suavidade de quem procura a riqueza de um caminho, construa progressivamente o seu desenho. O ritmo do desenho acompanha o entendimento e a experiência do seu autor.Apesar do conceito de estrutura estar associado à palavra esqueleto, uma melhor interpretação da sua abrangência, centra-se enquanto modelo de organização, que um dado conjunto evidencia. Na verdade falar-se em estrutura é conhecer as relações que definem e singularizam um determinado grupo ou classe de evidências formais.

A par da percepção e estabelecimento das relações estruturantes entre os elementos, que pontuam e descrevem qualquer forma visual, como a cor, a configuração e a textura, importa considerar as relações de abrangência entre a forma de um objecto e a sua contaminação visual / atmosférica / espacial. Em presença de um resultado modelado pela luz, a forma progride no rico e extenso território da plasticidade. Este transportará sempre, quer autor, quer fruidor, para outros níveis proprietários de subjectividade / objectividade.




Plasticidade e modelação das relações luz / sombra | Atmosf…

UNIDADE 2 - ESTUDO E ANÁLISE DE FORMAS ARTIFICIAIS

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Sinopse: desenho de objectos artesanais e de interesse etnográfico; desenho de objectos do quotidiano como mobiliário rústico, pão, vime, panejamento simples, sapatos, velharias, papéis amarrotados. Exercício a realizar em duas fases:
Primeira fase, vários esboços segundo diversos pontos de vista captando a morfologia global.
Segunda fase, em A3, representação atenta e objectiva tendo em conta eixos construtivos, inclinações, estrutura, pontos de inflexão e de concordância da linha de contorno.
Materiais e procedimentos:  Uso de riscadores tais como: canetas várias, esferográfica, artpen, aparos.

Sugestões.Expressões e técnicas de registo:Análise dos desenhos de Albrecht durer, Henry Moore.

Diários Gráficos

A FUNÇÃO DA MANCHA DO DESENHO

Albrech Durer
1471-1528

"Quanto mais a tua obra retratar minuciosamente a vida, melhor ela parecerá"
Este era um dos lemas do grande mestre Albrecht Durer
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Dürer foi o primeiro pintor obcecado pela sua própria imagem.
Em 1484 com treze anos de idade executa este Auto-Retrato
Desenho a lápis de prata sobre papel  - 27,5 x 19,6 cm
Albrecht Dürer
Auto-retrato, 1493, óleo sobre tela, Museu do Louvre, Paris


As mãos representam um motivo que Dürer ensaiou com muita frequência. Por vezes, eram simples exercícios, representações precisas de gestos e tarefas, ou simplesmente o desenho pelo desenho. A maior parte das vezes, tratavam-se de minuciosos esquiços preliminares para grandes quadros, como por exemplo a obra “Jesus entre os Sábios”.

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As mãos de Jesus Cristo com doze anos entre os Sábios.
Desenho a pincel com aguada e realçada a branco sobre papel veneziano azul.

Ficheiro:Duerer-Prayer.jpg
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'Praying Hands'' , Albrecht Durer, 1508




Mão, Albrecht Durer, 21 May 1471






Hand - Albrecht Durer - www.albrecht-durer.org



durer

Desenho de Albrecht Dürer, Seis travesseiros, pena e tinta sobre papel,
28 x 20 cm, 1493.

Study of a Drapery by Albrecht Durer

Albrecht Durer, Estudo de panejamento, 1508