quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Unidade 1 - Formas orgânicas











Giorgio Morandi

Giorgio Morandi (1890-1964)




nothing is more abstract than reality...matter exists, of course, but has no intrisic meaning of its own ...
only we can now that a cup is a cup, that a tree is a tree...i have never intended to give the objsts in my still life arrangements any particular familiar meanings.

George Morandi


Giorgio Morandi - Nature morte avec une cafelière - Dessin - 1933


Desenho de observação do real




Tim Groen




Berlin (Nine Birch Panels), 2006 
Berlin (Nine Birch Panels), 2006,  (132 X 132 X 4 cm). Oil, latex, paper on nine birch wood panels

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

DOMINIOS DA LINGUAGEM PLÁSTICA: A FORMA





O propósito das palavras é transmitir ideias:
Quando se compreendem as ideias
Esquecem - se as palavras.
Recolho crisântemos ao pé da faia
E contemplo em silêncio as montanhas do sul.
O ar da montanha é puro no crepúsculo
E os pássaros voam em bandos para os seus ninhos.
Todas essas coisas tem uma significação
Profunda
Mas quando tento explicá - la
Perde-se o silêncio .
Chuang Tzn







“Nothing is more real than nothing”

Samuel Beckett



  
A forma é geralmente apreendida como ocupando espaço, mas também pode ser vista como um espaço vazio circundado de espaço ocupado.
Quando é percebida como ocupando espaço, chama-se forma positiva. Quando é percebida como um vazio circundado de espaço ocupado chama-se forma negativa.



Como desenhar espaços negativos de uma cadeira?


§  Pega numa folha de papel proporcional ao formato que estás a usar para desenhar.
§  Desenha as linhas diagonais dos lados opostos, no centro do papel desenha um pequeno rectângulo, que obténs traçando linhas vertical e horizontais como mostra a figura.
§  Em seguida recorta o rectângulo, produzindo uma janela.
§  Em seguida traça as diagonais na tua folha de papel.

§  Pega na janela que acabaste de construir, segura com a mão esquerda, e fecha o olho esquerdo. Estás a ter uma visão monocular, o que te permite ter mais concentração. Vais sentir-te um pouco desconfortável, mas é normal.
§   E espreita através desta os objectos ou conjunto de objectos que te propões a construir. Estes ocupam um determinado espaço - espaço positivo. O restante espaço no fundo não ocupado pela figura chama-mos espaço negativo.
§  A organização dos elementos, no campo visual, neste exercício, deve ser realizada tendo em conta o espaço negativo, a que geralmente chamamos espaço envolvente, já que as figuras tem espaço a toda a volta e não só para lá delas.
§  Agora concentra-te nos espaços negativos, ou seja tudo aquilo que envolve os objectos, o vazio, espaço que determinamos por espaço negativo produz uma mancha uma forma que recorta os objectos.
§  São estas formas produzidas pelo vazio que vais tentar reproduzir, desenhar no papel: os espaços negativos; Como se tratassem de peças de um puzzle.
Ao desenhares o vazio está a dar mais importância as formas que o teu cérebro desconhece, e estas a desenhar com o lado direito do cérebro. O desenho torna-se mais fácil. A intenção é  desenhares uma forma negativa de cada vez, relacionando-as espacialmente,  progressivamente vais construindo a perspectiva e o espaço habitado, até completares o desenho.   


FIGURA POSITIVA E FIGURA NEGATIVA