terça-feira, 7 de junho de 2011

Land Art

Land Art
Robert Smithson "Spiral Jetty" 1970


Spiral_Jetty__R._Smithson.jpg



Este efeito é gerado pela colónia de caranguejos que habita as águas em redor da espiral.


Land Art ou arte da Terra


Land Art nasce  nos anos 60,  foi  considerado um movimento artístico, de intervenção na natureza, paisagens como desertos, vales, lagos,  mares e  áreas urbanas, como  grandes cidades metropolitanas. 
Muitos dos artistas que aderiram a este movimento, trabalhavam a partir da questão que a
obra só poderia ser sentida e percebida, se o espectador / fruidor estivesse dentro dela.
O mais interessante neste movimento reside no simples facto que o  suporte material,  e na  génese da obra de arte existe no local onde a obra é realizada. Os artistas tiram  partido  das características inerentes  meio. Um dos artistas de referencia e  mais inebriantes é o Robert Smithson.


 
As duas primeiras fotografias da espiral



A expressão "land art" refere-se às criações artísticas que utilizam como suporte, tema ou meio de expressão o espaço exterior. A partir do final da década de 60 torna-se evidente a procura da natureza (o campo, o deserto ou, mais raramente, o espaço urbano e o mar) por alguns artistas, inicialmente americanos, mas integrando significativas contribuições de artistas ingleses e holandeses, para desenvolverem obras de arte. Estes artistas, que se integram num movimento cultural mais vasto que preconiza o "regresso à natureza", têm a intenção de ultrapassar as limitações do espaço tradicional das galerias, recusando o sentido comercial e mercantilista que a produção artística assumia nesta década. Quase todas as manifestações de Land Art são efémeras, ligando-se intimamente à paisagem para e na qual foram criadas, procurando normalmente locais inacessíveis ao público. Estas experiências, destruídas mais ou menos rapidamente por acção do tempo e dos agentes naturais, colocam o problema da perenidade da obra e determinam a necessidade de usar meios de registo e de documentação como o vídeo ou a fotografia. Muitos destes trabalhos são apenas conhecidos pelos documentos que os representam.
Na origem da Land Art esteve a tendência para utilização de elementos naturais, como a pedra, a terra e o sal como meio expressivo e como elementos constituintes das obras de arte, presente nas obras de Walter de Maria e de Robert Smithson.
A corrente da Land Art apresenta duas tendências. Uma, mais delicada, entende o natural como lugar de experimentação, com grande liberdade de ação. Foi protagonizada pelo holandês Marinus Bozem e pelos ingleses Barry Flannagan e Richard Long, que realizaram trabalhos com folhas e pedras, colocados na paisagem onde pretendiam colocar em paralelo diferentes formas naturais.
Outra tendência, centrada nos Estados Unidos, exprime-se de forma mais radical e espetacular. Uma das suas experiências mais conhecidas é a "Espiral", realizada por Robert Smithson em 1970, no Great Salt Lake, construída com terra e pedra sobre a água, numa extensão superior a quatrocentos metros, posteriormente destruída pela própria água.


Como referenciar este artigo:Land Art. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.
 [Consult. 2011-06-08].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$land-art




Monday 25th August 2008 4pm - Visited Robert Smithson's Spiral Jetty on the Great Salt Lake in Utah

Com a erosão do tempo as pedras do lago tornarm -se brancas.







Robert Smithson.













Realistas

Albert Herter


Albert Herter, Portrait of Bessie, 1892, oil on canvas. High Museum of Art, Atlanta, Georgia. Photography: Peter Harholdt.