terça-feira, 26 de outubro de 2010

A história do Desenho - Os Renascentistas

Provável auto retrato de Leonardo da Vinci , cerca de 1512 a 1515.

" De tempos em tempos, o Céu nos envia alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que através de seu espírito e da superioridade de sua inteligência, possamos atingir o Céu."
                                                                                                                                       Giorgio Vasari




A maioria dos desenhos de Leonardo foram essencialmente analíticos e dotados dum a extrema mestria técnica, pois o seu objectivo era estudar as coisas que desenhava.
Dizia que a linha não existia na natureza, pelo que o perfil devia ser uma zona transição e não de corte . 
Assim,  cria uma linha de transição, atenuada pelas sombras, cores patines e enfraquecimento de porções do traçado. O claro-escuro modela as figuras atenuando a diferença entre as figuras e o espaço onde elas existem.
 Leonardo considerava o desenho essencial para estruturar a pintura, chamava-lhe cosa mentalle . 
Considerava a arte um processo de conhecimento baseado na observação da natureza. Por isso era frequente, dissecar corpos e plantas que desenhava, diz-se que subornava os guardas para à noite entrar nos cemitérios e estudar os órgãos dos corpos.
 Dedicava-se por longos períodos ao estudo de geometria, precursor da perspectiva linear. Investigou a perspectiva da cor, estudando a descoloração causada pela espessura do ar, e a perspectiva aérea, estudando a perda de contornos conforme o aumento da distância.







cabeça de Velho, Aparo sépia
Leonardo di ser Piero da Vinci, nasceu  em 15 de Abril de 1452, no vilarejo de Anchiano na comuna italiana de vinci na Toscana, situada no vale do rio Arno, dentro de um território dominado à época por Florença ., foi um polímato [1]Italiano, uma das figuras mais importantes do Renascimento. Cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor arquitecto, botânico, poeta e músico.O percursor da aviação e da balística. Considerado o arquétipo do homem do Renascimento[2]. Alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção .
 Era filho ilegítimo de Messer Piero Fruosino di Antonio da Vinci, um notário florentino , Caterina uma camponesa que pode ter sido um aescrava oriunda do oriente médio.Leonardo não tinha um sobrenome no sentido actual , “da Vinci”, significa simplesmente “de Vinci” : o seu nome completo era  Leonardo di ser Piero da Vinci",que significava “Leonardo ( filho ) de (Mes)ser Piero de Vinci .
Leonardo da Vinci assinava seus trabalhos simplesmente como Leonardo ou Io Leonardo ("Eu, Leonardo"); presume-se que ele não usou o nome do pai por causa do estado ilegítimo.
É considerado o maior pintor de todos os tempos ,  como possivelmente a pessoa dotada de talentos diversos em a ter vivido. Segundo a historiadora Helen Garden, a profundidade e alcance de seus interesses não tiveram precedentes e a sua personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si (nos parece misterioso e distante, por isso tantas vezes considerado o maior de génio da história devido.


[1] Um polímata (do grego polymathēs, πολυμαθής, "aquele que aprendeu muito") é uma pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área. Em termos menos formais, um polímata pode referir-se simplesmente a alguém que detém um grande conhecimento. Muitos dos cientistas antigos foram polímatas pelos padrões atuais.

[2] Os termos do homem renascentista e, menos comumente, do homo universalis (em latim: "homem universal" ou "homem do mundo") estão relacionados e são usados para descrever uma pessoa bem educada ou que se sobressai numa variedade de áreas.[3]Esta idéia se desenvolveu durante a renascença italiana, da noção expressada por um de seus representantes mais conhecidos, Leon Battista Alberti (14041472): que "um homem pode fazer todas as coisas que quiser". Isto incorporou os termos básicos do humanismo renascentista, que considerava o homem forte e ilimitado em suas capacidades, e levou e levou à noção de que as pessoas deveriam abraçar todo o conhecimento e desenvolver suas capacidades ao máximo possível. Ainda, os renascentistas mais talentosos procuraram desenvolver suas habilidades em todas as áreas do conhecimento, no desenvolvimento físico, conquistas sociais e nas artes.

Influência de Verrocchio, 1466–1476

desenho de cabeça de rapariga
Na sua adolescência Leonardo foi fortemente influenciado por duas grandes personalidades da época, Lourenço de Médici e o grande artista Andrea del Verrocchio.
Em 1466, com catorze anos, Leonardo passou a ser aprendiz de um dos mais bem-sucedidos artistas de seu tempo, Andrea di Cione, conhecido como Verrocchio (Olho verdadeiro).[12] O ateliê de Verrocchio estava no centro das correntes intelectuais de Florença, o que garantiu ao jovem Leonardo uma educação nas ciências humanas. Outros pintores famosos que passaram por um aprendizado neste mesmo ateliê foram Ghirlandaio, Perugino, Botticelli e Lorenzo di Credi.[20][23] Leonardo foi exposto desde cedo a uma vasta gama de técnicas, e teve a oportunidade de aprender desenho técnico, química, metalurgia, mecânica, carpintaria, a trabalhar com materiais como couro e metal, fazer moldes, além das técnicas artísticas de desenho, pintura, escultura e modelagem.[24][25][26]
Boa parte da produção de pinturas do ateliê de Verrocchio era feita por seus funcionários. De acordo com Vasari, Leonardo colaborou com Verrocchio em seu O Batismo de Cristo, pintando o jovem anjo da esquerda, que segura a túnica de Jesus de maneira tão superior ao seu próprio mestre que Verrocchio teria decidido nunca mais pintar.[22] Isto provavelmente é um exagero; mas um exame atento da pintura mostra que existem diversos retoques feitos sobre a têmpera utilizando a nova técnica de pintura a óleo, como o cenário, as rochas que podem ser vistas ao fundo e boa parte da figura do próprio Jesus, todas testemunhas da mão de Leonardo.[17]
O próprio Leonardo pode ter sido o modelo para duas obras de Verrocchio, incluindo a estátua de bronze de David, no Bargello, e o Arcanjo em Tobias e o Anjo. Na altura apenas se disse que a estátua de David tinha sido inspirada num dos mais belos aprendizes do atelier de Verrocchio. [17]

Em 1472, com vinte anos de idade, Leonardo se qualificou para o cargo de mestre na Guilda de São Lucas, uma guilda de artistas e doutores em medicina,[nb 11] porém mesmo depois de seu pai ter montado seu próprio ateliê, sua ligação com Verrocchio permaneceu tanta que ele continuou a colaborar com ele.[20] Aos poucos, as pessoas da corte passam a fazer encomendas diretamente a Leonardo. Sua obra mais antiga a ser datada é um desenho em pena e tinta do vale do Arno, feito em 5 de agosto de 1473.[
The Baptism of Christ, Andrea del Verrocchio and Leonardo da Vinci, 1472-1745
            

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