terça-feira, 14 de junho de 2011

Re(interpretação) de uma obra de Arte





Senhora com arminho, Da Vinci


Os estudiosos acreditam que na tela está pintada uma senhora de seu nome Cecilia Gallerani.
Ao primeiro olhar vemos uma dama com um arminho ao colo surpreendida por algo vindo do lado da luz que a ilumina e a faz esboçar um sorriso.

O movimento que ela faz de girar a cabeça é acompanhado pelo arminho que também olha, precisando a dama de o segurar com a mão para ele não saltar.
Este gesto de segurar o arminho é simultaneamente uma caricia. Por outro lado, a tensão visível no pescoço do arminho mostra como ele está em posição de defender a sua dama enquanto permanece junto ao seu coração.

O quadro foi encomendado a Leonardo da Vinci pelo duque de Milão, Ludovico o Mouro e a dama era sua amante. Uma vez que o duque usava como símbolo o arminho, os gestos da dama são também dirigidos simbolicamente ao duque, mostrando os sentimentos que ela tinha por ele.
Mas o que faz a gloria desta pintura não é a sua história mas a proeza inédita da sua técnica. Até ter sido pintado em 1488-1490 nunca ninguém pintara uma pessoa nesta posição, com o corpo a três quartos virando a cabeça a 90º para olhar a luz que vem das costas e assim ficar com o rosto completamente iluminado quase de frente para nós.
Independentemente da rigidez a que esta posição obriga  a modelo mantém uma elegância despreocupada comum aos retratos de Leonardo nomeadamente Mona Lisa.





 Trabalho de Beatriz Cesaroni, 2011

____________________________________________________




Wanderer above the Sea of Fog (viajante sobre um mar de nevoeiro),  Caspar David Friedrich
                                                                            1818
                                                                                                                        98,4x74,8 cm












Diana Gomes, 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário